sexta-feira, 7 de novembro de 2008

Aloha!

Depois de bastante tempo sem sequer acessar o blog, percebi que haviam dois comentários elogiando o texto de apresentação (obrigado meninas!!). Em um deles está a sugestão da professora Laura de linkar o blog dos colegas de Jornalismo sabichões. Relutei bastante até admitir que ela tinha razão. Quando finalmente resolvi aceitar a dura realidade de ter que associar - mesmo que apenas para fins de contextualização dos leitores - uma condensação tão grande de amargura e piadas de péssima qualidade a este modesto mas zeloso blog, eis a minha surpresa: o Correspondente Unisinos estava há quase trinta dias sem atualização!

Acho agora pertinente, alguns esclarecimentos:
- Sou membro do
Partido Borracho desde 09 de abril de 2007.
- O fato de fazer parte de um movimento político não me faz ser contra a crítica, tampouco a oposição. Sou estudante de Jornalismo, e ainda lembro que a liberdade de expressão é um direito constitucional e ferramenta indispensável para o pleno exercício da democracia.
- Lembrar que a liberdade de expressão é um direito constitucional não me obriga nem impele a dar credibilidade a um estudante – ou a um grupo de – que sequer se assume publicamente autor do blog.
- O anonimato não é fato isolado para o descrédito. Também é, o fato de comentários não terem sido publicados, tendo nossos brilhantes colegas cometido sem o menor pudor a tão abominável prática da
censura, e informações publicadas de maneira totalmente irresponsável.

Certamente, estudantes de jornalismo que desconhecem e/ou desrespeitam o código de ética de sua profissão não merecem credibilidade. Aliás, falta de respeito é muito desagradável em qualquer situação. O que pode ser pior em um blog, teoricamente, jornalístico: desrespeitar o alvo das críticas, os leitores, ou a ética profissional?

Nenhum comentário: